11 de janeiro de 2015

Hospedagem em Barcelona, Paris e Strasbourg

Sempre que eu viajo, leio mil blogs de viagem para encontrar dicas dos lugares para onde vou e me programar. Mas, nem sempre, eu acho as informações que eu quero. Então vou escrever alguns posts contando um pouco da minha viagem e também dando algumas dicas, pensando nas informações que eu sempre procuro nos blogs que leio.



Sagrada Família, Barcelona

Hospedagem em Barcelona e Paris


Acho que esse acaba sempre sendo um dos maiores gastos de uma viagem ao exterior, porque pagamos em euro, o real vale pouco, então mesmo uma noite em um hostel acaba não saindo barato. 

Ficar em um hotel aqui na Europa, para mim, sempre esteve fora de cogitação, pois a viagem ficaria muito cara. Também já não tenho muita paciência para ficar em hostel. Eles são baratos e, normalmente, bem localizados, mas há sempre a inconveniência de dividir quarto com pessoas estranhas que você não sabe como vão se comportar.

Agora mesmo estou hospedada em um hostel em Strasbourg – acabou sendo a melhor opção aqui – e ontem duas meninas com quem estou dividindo quarto (somos em 4) chegaram às 23h e ficaram conversando até mais de meia-noite, falando alto, com a luz acesa. Eu poderia ter pedido para irem conversar em outro lugar? Poderia, mas achei melhor evitar esse momento chatice, afinal fico aqui só 2 dias mesmo, deitei e acabei dormindo antes da conversa acabar. 

Passar por isso um dia, ok, mas como vou viajar por um mês, ficaria bem estressada se passasse por situações como essa todos os dias. Por isso, pela segunda vez usei o site Airbnb para fechar as hospedagens. Através desse site, é possível alugar quartos e até mesmo aptos e casas inteiras no mundo todo (há muitos anúncios do Brasil também). É um site seguro, pois os donos dos imóveis passam por um processo de inscrição bem rigoroso. Além disso, depois de se hospedar na casa de alguém, os usuários sempre deixam uma mensagem dizendo como foi a hospedagem e isso ajuda muito na hora de escolher um lugar pra ficar. 

Na primeira vez que vim pra Europa, aluguei um quarto na casa de uma senhora francesa por uma semana. Eu tinha um quarto só para mim e dividia o resto do apto com ela (cozinha, banheiro, etc). O custo-benefício foi muito bom, pois paguei o mesmo que pagaria em um hostel para dividir quarto com outras pessoas, mas tive mais privacidade e ainda podia cozinhar, por exemplo, o que ajuda a economizar nos gastos. Também acho mais seguro, pois tinha um quarto só para mim que ficava fechado com chave, onde podia deixar todas as minhas roupas, máquina fotográfica, computador e dinheiro sem medo de ser roubada. 

Dessa vez, aluguei um quarto em Barcelona junto com uma amiga. O quarto ficava perto de La Rambla, um lugar muito bom. É uma região movimentada, com gente na rua até tarde, muitos restaurantes, bares, baladas, lojas e metrô por perto. O dono do apto foi muito simpático, como nós chegamos tarde, ele foi nos esperar na saída do metrô, nos ajudou a subir as malas e ainda fez jantar pra gente. Moravam outras pessoas no apartamento. A diária foi de 45 euros por dia.

Depois viemos para Paris e ficamos em um apartamento no 10éme arrondissement (os bairros em Paris são divididos em 20 sub-regiões), perto do Canal Saint Martin, uma região muito parisiense, onde quase não há turistas na rua. Gostamos muito do apto, que era pequeno, mas muito bem arrumado e organizado. Ficava próximo a supermercado, metrô, vários restaurantes e bares. Recomendo muito essa região, como você fica longe da agitação dos pontos turísticos, dá pra se sentir um pouco parisiense. O dono desse apto também foi bem simpático. Eles nos aguardou do lado de fora, nos recepcionou e deu várias dicas da cidade. Além disso, ele tinha comprado várias coisas pra gente, como: pão, suco, manteiga, geleia, frutas, sabonete e shampoo. A diária foi de 60 euros por dia. 

É lógico que mesmo ficando em quartos e aptos alugados no site Airbnb, alguns inconvenientes podem acontecer. No apto em Barcelona, por exemplo, o wifi não funcionava no quarto e o dono do apto tinha um gato louco que tentou nos morder rs. Mas são probleminhas que, em geral, é possível superar com facilidade.

Nas próximas duas semanas, ficarei hospedada no quarto que aluguei no apto de uma família francesa. Como vim para cá para estudar francês, achei que ficar na casa de uma família seria muito bom, pois eu teria mais oportunidades de falar francês. Vamos ver como será!

Se você quiser ganhar  bônus de 22 euros, cadastra-se no AirBnb usando este link www.airbnb.com.br/c/acamara28?s=8

Hospedagem em Strasbourg

Em Strasbourg, me hospedei no hostel Ciarus, em um quarto compartilhado feminino (4 pessoas) com banheiro.
O hostel é bem grande, novo e bem cuidado, parece um hotel. O quarto estava muito limpo e arrumado, tinham 3 travesseiros na cama e eles também oferecem toalha. A diária saiu por 21 euros, o café da manhã não está incluso e custa 6 euros. O Ciarus não fica no centro antigo da cidade, mas fica bem perto, consegui andar todo o centro a pé. Também é possível ir a pé até a estação de trem.

Um comentário:

Rozana Gastaldi disse...

Excelente relato, excelentes dicas, diário de bordo que vou consultar quando me mandar pro além mar.