21 de janeiro de 2015

Guia de viagem - O que fazer em Paris? (Parte 1)


Na primeira vez que vim pra Paris, em julho de 2013, fiquei apenas 1 semana, mas como era verão e os dias eram mais longos, consegui fazer muita coisa. E aqui realmente há muita coisa pra se fazer: são muitos museus, igrejas, parques, centros e casas culturais... é uma lista quase sem fim de programas culturais. Na primeira vez na cidade, fiz os programas mais turistões mesmo e um ou outro mais desconhecido. Nessa viagem, eu fui aos seguintes lugares:

Maison de Victor Hugo
6 place des Vosges, 75004

Panthéon
Localizado na Place du Panthéon, 75005
Fica perto do Jaridn de Luxembourg

Jardin de Luxembourg
Parque localizado no 6e Arrondissement

Musée Du Louvre
162 rue de Rivoli, 75001

Versailles – fica bem perto de Paris

Musée d’Orsay
1 Rue de la Légion d'Honneur, 75007

Torre Eiffel
Champ de Mars, 5 Avenue Anatole France, 75007

Basílica de Sacre Coeur
35 Rue du Chevalier de la Barre, 75018

Espace Dalí
11 rue de Poulbot, 75018

Café des 2 Moulins (café do filme "Fabuloso Destino de Amèlie Poulain")
15 Rue Lepic, 75018

Canal Saint Martin
Fica no 10eme Arrondissement. É um ótimo lugar pra ir no fim da tarde, fazer um piquenique ou tomar vinho.

Além disso, também passeei muito pelas ruas da cidade, especialmente na região de Montmarte e também da Ilê de La Cité, lugar onde Paris começou, é o bairro mais antigo e também um dos mais bonitos da cidade, na minha opinião.

Jardim do Château de Versailles
Como era verão, peguei uma fila imensa para entrar no Château de Versailles, isso porque era no meio da semana, no fim de semana dizem que piora. Por isso, recomendo chegar bem cedo. Outra dica importante é pagar para usar o transporte interno do castelo, é um trenzinho que te leva para todos os pontos da propriedade, que é imensa. Eu achei que seria capaz de andar tudo a pé e não paguei pelo transporte, mas simplesmente não dá, o lugar é grande demais e acabei não conseguindo andar até a casa da Maria Antonieta.

Nos outros lugares, não peguei muita fila. Cheguei ao Louvre cedo e não tinha fila!!! Então recomendo chegar na hora que ele abre, pois além de evitar a fila imensa, você também pegará o museu mais vazio, porque depois que ele lota, fica um desespero, todo mundo praticamente correndo a caça da Monalisa. Um horror, na verdade. Acabei ficando pouco tempo no museu, porque fiquei irritada com a quantidade de gente e com a correria. Parecia a 25 de março em SP na véspera do Natal.



Também não peguei muita fila para subir na Torre Eiffel, acredito que fiquei 1h na fila, o que é pouco considerando que era verão. Cheguei na torre por volta das 19h30 e subi quando era 20h30, mas ainda estava claro. Fiquei muito tempo na torre, esperando anoitecer, o que foi ótimo, pois pude ver a cidade lá de cima sob a luz do sol, vi o sol se pôr e também vi as luzes da cidade começarem a acender. É uma coisa linda de se ver! Lá de cima é possível ver todas as construções importantes da cidade iluminadas. Recomendo ficar lá em cima até às 22h, quando a torre se acende e pisca – no verão, ela acende nesse horário e pisca por 5 minutos às 22h, às 23h e às 24h, depois disso a torre se apaga. No inverno, ela acende mais cedo, acho que às 18h e também pisca de hora em hora.

Dos museus que fui, meu preferido é e sempre será o D’Orsay. É nele que estão as obras dos pintores impressionistas como Monet, Manet e Renoir. Há também várias obras do Van Gogh. Além disso, o museu fica em uma antiga estação de trem muito bonita. No último andar, também há um terraço de onde se tem uma vista linda da cidade.

Uma dica importante é sempre checar no site dos museus os dias e horários de abertura, porque alguns museus fecham de segunda e outros, de terça. Além disso, alguns museus ficam abertos até de noite uma vez por semana. No primeiro domingo de cada mês, a entrada nos seguintes museus é gratuita: Musée du Louvre (apenas de outubro à março), Centre Pompidou, Musée d’Orsay, Musée du Quai Branly, Musée de l’Orangerie, Musée Rodin, Musée Picasso, Musée de la Chasse et de la Nature, Musée du Moyen Âge Cluny e Castelo de Versailles

Falei tanto sobre minha semana aqui em Paris, que vou deixar para falar da segunda viagem em outro post.

Nenhum comentário: