29 de janeiro de 2015

Guia de viagem - O que fazer em Paris? (Parte 2)

Nessa minha segunda viagem à Paris, ainda tinha muita coisa que eu queria fazer, mas sobraram as coisas menos turísticas, então já não precisei me preocupar tanto com filas. Aliás, essa é uma diferença em ir pra lá no verão e no inverno, no inverno há bem menos turistas na cidade e, portanto, há menos filas.

Dessa vez, fui aos seguintes lugares

Jardin Tuileries, 75001.
Fica em frente à Place de La Concorde.

Hôtel Salé, 5 rue de Thorigny, 75003.

Place Georges-Pompidou, 75004

222 Boulevard Saint-Germain, 75007

79 Rue de Varenne, 75007

Rue Raynouard, 75016

2 rue Louis Boilly, 75016

Église St-Sulpice (onde foram gravadas algumas cenas do filme “O código da Vinci”)

Igreja Notre Dame

Ópera Palais Garnier
8 Rue Scribe, 75009

Eu gostei muito de todos os museus que visitei dessa vez. No Musée de l’Orangerie, estão os enormes quadros da séries Nymphéas, pintados por Monet. Os quadros ficam em duas salas projetadas especialmente para eles. Há também, nesse museu, uma coleção permanente e exposições temporárias.

Na minha primeira ida à Paris, quando fui ao Musée d’Orsay, descobri o meu fascínio pelo impressionismo, pois eu fiquei realmente muito tocada e emocionada ao ver alguns dos quadros do Monet. Na época eu não sabia, mas há em Paris um museu dedicado à esse pintor, com obras suas e também obras da sua coleção particular, é o Musée Marmottan Monet. Dessa vez, consegui ir a esse museu e adorei. Eles tinham acabado de inaugurar uma exposição que contava toda a trajetória artística do Monet, das suas influências até sua consagração com o quadro Impression, soleil levant. Dessa vez, eu voltei ao Musée d’Orsay, mas principalmente para ver a exposição temporária dedicada ao escritor Marquês de Sade.

O Musée Picasso foi reaberto em outubro de 2014, após um longo processo de reforma e restauração. O prédio do museu é lindo e o conjunto de obras do Picasso é imenso e maravilhoso, gostei muito mais das obras que estão lá do que das obras do Museu do Picasso de Barcelona.

O beijo, versão Picasso

Também fui ao Centre Pompidou, o museu de arte moderna da cidade. O prédio onde o museu se encontra contrasta muito com o restante da cidade, é um prédio moderno, com sua estrutura exposta: canos, escadas, paredes, fica tudo exposto. No período em que estava lá, uma das exposições temporárias era do Marcel Duchamp.

Aproveitei um dos poucos dias sem chuva para ir ao Musée do Rodin, onde as obras desse escultor encontram-se expostas no lindo jardim de um hotel onde ele morou por alguns anos.

Musée Rodin - "O pensador" e a torre Eiffel ao fundo.

Além dos museus, também entrei em algumas igrejas, como a Saint-Sulpice e a Notre Dame, que é linda por dentro, com vitrais maravilhosos. Também fui ao cinema algumas vezes e essa é uma das coisas que adoro fazer em Paris, pois a maioria dos cinemas (talvez todos) fica nas ruas (e não em shoppings, como aqui) e alguns são bem pequenos e bonitos. 

Um dos muitos cinemas de rua de Paris. Este fica na Rue Mouffetard.

Também fui a uma apresentação de música de câmara na Ópera Palais Garnier. A ópera é linda por fora e por dentro, a sala de espetáculos é toda de veludo vermelho com um lustre imenso e luxuoso no centro. O ingresso desse tipo de apresentação é bem acessível (havia ingressos por 15 euros) e é uma ótima oportunidade de conhecer a ópera por dentro e ouvir uma bela apresentação de música clássica. Esse foi um dia bem eclético, pois no mesmo dia, à tarde, eu fui a uma partida de futebol do Paris Saint-Germain contra o Evian, no Parc des Princes. O jogo é bem animado, a torcida do PSG canta e grita o tempo todo, e deu pra perceber que ir ao estádio é um programa de família em Paris. Foi bem legal assistir alguns jogadores brasileiros importantes de perto. O ingresso custou 20 euros.

A famosa cabeleira do David Luiz

Outra coisa bem legal de se fazer lá é entrar nas livrarias e papelarias, há muitas por toda a cidade. A livraria mais legal de lá é a Gibert Jeune ou Gibert Joseph (é a mesma rede), é possível encontrá-la por toda a cidade, sempre em prédios enormes, com vários andares e um mundo de livros. Nela há feira de livros usados, que são vendidos bem baratos, e também muitas promoções – quando o livro está meio sujo ou amassado, eles vendem bem mais baratos, comprei alguns livros por apenas 3 euros.



Um comentário:

Rozana Gastaldi disse...

Olha, com francês fluente,agora ninguém a segura.Paris a aguarda sempre! Dá pra vc ser nossa guia em qquer parte da Europa.. Continue explorando novos rumos, assim me animo a seguir seus passos!