12 de janeiro de 2015

Guia de viagem - O que fazer em Barcelona?

Playa de la Barceloneta

Barcelona é uma cidade incrivelmente linda. Fiquei realmente surpresa ao chegar lá, já tinha ouvido muitos comentários positivos sobre a cidade, mas não imaginava encontrar tanta beleza. Por isso, uma coisa essencial para se fazer em Barcelona é: andar! Andar muito, por todas as ruas, pelas grandes avenidas arborizadas, pelas ruelas do Bairro Gótico, pela avenida da praia de Barceloneta.

Outra coisa pra se conhecer em Barcelona são as construções projetadas pelo Gaudí, que é praticamente o dono da cidade: há muitos prédios de sua autoria espalhados por todos os cantos. Eu conheci dois deles: o Parque Güell, Casa Battló e a Sagrada Familia. A entrada da Casa Battló é cara (21,50 euros!!), mas vale a visita, pois o lugar é incrível. A entrada no Parque Güell era gratuita até pouco tempo atrás, mas agora também está sendo cobrada.

Parque Güell

Além disso, em alguns museus, as visitas estão com hora marcada quando a ingresso é comprado na bilheteria do museu. É uma medida que eles acabaram de implantar e que, na minha opinião, não está funcionando, pois os turistas acabam gastando um dia inteiro para conhecer apenas um local. Explico: chegamos no Parque Güell às 11h (talvez um pouco depois) e havia uma fila grande para comprar o ingresso. Quando chegou a nossa vez, só tinha ingresso para entrar no parque às 16h!!! Compramos o ingresso e ficamos passeando pela região, almoçamos, voltamos para o parque e passeamos pela parte que é aberta. Quando deu 16h, entramos na parte com acesso restrito, onde estão os mosaicos do Gaudí. Depois de conhecermos essa área, já estava anoitecendo e ficando frio, então fomos para casa. Levamos um dia todo para visitar um único parque. Se o ingresso permitisse a entrada imediata, provavelmente teríamos conhecido algum outro lugar nesse mesmo dia. Tivemos problemas no dia seguinte também. Resumindo: perdemos muito tempo em filas e zanzando pelas ruas até dar a hora de entrada.

E como evitar esse problema? Comprando o ingresso antes, na internet, nos pontos de informações turísticas e no ponto de informação cultural (no caso de alguns museus, ele fica na La Rambla, 99). Quando fomos ao Museu do Picasso, compramos o ingresso antes e assim não pegamos a fila da bilheteria e nosso ingresso também não tinha hora marcada, mas não sei se nos outros museus, parques e casas funciona da mesma maneira. Achei essa organização cultural da cidade um pouco caótica. Por isso, o melhor a fazer é pesquisar antes, decidir quais lugares você vai visitar e comprar todos os ingressos antecipadamente.

Um ponto muito legal de visitar também é a Fira Montjuïc. Nessa região fica a Plaça de Espanya, um chafariz imenso (há alguns shows de águas e luzes com dia e hora marcada) e no final, está o MNAC (Museu de Arte Moderna da Catalunha). É uma região muito bonita!! Eu passei o Réveillon 2014-2015 em Barcelona e foi na Fira Montjuïc que aconteceu a queima de fogos. A avenida ficou lotada de pessoas e, enquanto esperávamos dar meia-noite, pudemos assistir o show de água e luzes, que realmente é muito bonito. A queima de fogos foi... bem decepcionante. Quando estava começando a ficar boa, acabou. As pessoas olhavam umas pras outras com aquela cara de “Já acabou?! Foi só isso?!”. Sim, foi só isso, durou só 7 minutos e foi bem fraquinha, sem muita emoção.


Fira de Montjuïc, na noite de Réveillon. O MNAC ao fundo.

Nenhum comentário: