17 de janeiro de 2015

Vale a pena ir pra Europa no inverno?



Musée Rodin

Antes de marcar a viagem, eu me fiz essa pergunta várias vezes, também li vários posts sobre o assunto em blogs de viagem. Decidi vir em janeiro mesmo, porque queria conhecer a Europa no inverno e, quem sabe, ver neve (Já estou há 20 dias aqui e isso ainda não aconteceu). Minha primeira viagem para a Europa foi em julho de 2013, durante o alto verão, então agora que estou aqui no inverno posso avaliar melhor esse assunto. Pensando na pergunta do título deste post, minha resposta vai ser: depende.

Depende do seu objetivo e do que você vai querer fazer aqui. Depende se você gosta mais de frio ou de calor. Depende se você gosta de acordar cedo ou tarde. Depende se você curte mais ir a museus ou conhecer a cidade.

O primeiro ponto negativo de vir pra Europa no inverno é que o dia dura muito pouco: começa a amanhecer às 8h30 e às 17h30 já está escuro, nessa hora o frio também aumenta e fica bem difícil andar pela cidade. Por isso, o dia não rende. Quando vim no verão, saía de casa super cedo e ficava zanzando pelas ruas até 9 ou 10 horas da noite, que era quando começava a escurecer. Fiz MUITA coisa. Mas agora é beeem difícil acordar antes das 8h, porque ainda está escuro. Além disso, achei mais cansativo passear no inverno, porque estamos sempre com um monte de roupa. Pode parecer bobeira, mas bota e casaco pesam e você se cansa mais fácil.

Outro ponto negativo é que aqui em Paris chove muito no inverno. Na maioria dos dias, o tempo ficou nublado e chuvoso. Estou há 2 semanas aqui e só peguei 2 dias de sol. Por isso, fica complicado passear pela cidade e todos seus programas precisam se restringir a locais fechados: museus, centros culturais, cinemas, restaurantes. Eu acabei passando algumas tardes em casa, estudando francês, pois não quis me arriscar a sair na chuva e ficar resfriada. Nada pior que ficar doente em outro país no inverno.

Em Barcelona, o frio não era tão intenso (a média de temperatura foi 10 graus) e fez sol todos os dias, então acho que a viagem valeu a pena. No entanto, eu imagino que a cidade seja muito mais bonita, viva e animada no verão, quando também é possível aproveitar as praias de lá – que são lindas. Fiquei com muita vontade de voltar pra lá no período de calor.

Canal Saint Martin

Eu já vim pra Paris no verão, então posso comparar melhor e... não vale a pena vir no inverno. Paris é uma cidade linda e uma das melhores coisas de se fazer por aqui é andar pela cidade, coisa complicada de se fazer no inverno, porque chove praticamente todos os dias. Além disso, alguns passeios tornam-se quase impossíveis de se fazer, como subir na torre Eiffel: ou o tempo está nublado e a torre coberta pelas nuvens/neblina, ou está sol como hoje, porém muito frio – e venta muito lá em cima! A cidade também é muito arborizada, claro que adorei ver as árvores todas sem folhas nesse clima de frio, mas Paris fica muito mais linda com as árvores verdinhas espalhadas pela cidade.

Para quem gosta muito de ir a museus, até vale a pena vir no inverno, pois como há bem menos turistas na cidade, quase não há filas. Para estudar francês, também achei melhor o inverno, justamente porque o número de turistas diminui. Quando vim pra cá no verão, praticamente não falei francês, pois todo lugar aonde eu ia, como restaurantes, por exemplo; as pessoas já falavam comigo em inglês. Eles sabem que há tantos turistas pela cidade, que a chance de você ser um turista é de 90% rs.

No fim, acho que acabei fazendo o certo: vim pela primeira vez para a Europa no verão e pude aproveitar muito tudo o que cada cidade tinha para oferecer. Agora voltei no inverno, pra passar um pouco de frio e aproveitar essa paisagem que a gente não vê no Brasil.


Um comentário:

Jéssica Lima disse...

Eu tive muita sorte de pegar só dias de sol em Paris! Aqui na Alemanha tá beem difícil ver um pedacinho de céu azul.