14 de janeiro de 2015

Guia de viagem - O inverno em Barcelona e Paris

Confesso que eu estava um pouco receosa de fazer essa viagem no inverno por motivos de: passar frio. No Brasil não faz frio, em 2014 eu não usei casaco nenhum dia, nem precisei colocar meia-calça por debaixo da calça jeans – e olha que eu sou super friorenta e saio de casa às 6h20 pra ir trabalhar. Por isso, pra gente, 15ºC já é o ápice do inverno. Eu já fui para Buenos Aires no inverno, lá é mais frio que no Brasil, mas o inverno ainda é menos rigoroso do que na Europa, por isso eu não sabia o que esperar.

Em Barcelona, o frio foi bem suportável. A temperatura ficou em torno de 10°C, mas no final da tarde esfriava um pouco e também ventava bastante, então já não dava mais pra ficar na rua sem luva, por exemplo. Em geral, eu estava sempre de calça jeans e mais alguma coisa por baixo (meia-calça fio 80, aquela que é quase de lã, ou calça térmica), uma blusa de frio (lã ou de forclaz), um casaco e duas meias. Eu sou bem friorenta, mas vestida assim não passei frio.

Quer dizer, não tinha passado frio, até o dia 04/01, quando já estava em Paris. À noite fomos para o Marché de Nöel das Champs Élysée, pois era o último dia da feirinha. E como fez frio aquela noite!! Eu estava bem agasalhada, com tudo o que listei acima. Mas passei frio mesmo assim. Como?! Nos pés. Não importa quantas meias você coloque, se você estiver de tênis ou de bota normal, será bem difícil manter o pé quente. Meus pés e das minhas amigas estavam congelando tanto que acabamos ficando pouco tempo na feirinha.

Maaaas... o pior ainda estava por vir. Na manhã seguinte, acordei para ir pra aula de francês e, antes de me vestir, fui olhar a previsão do tempo: sensação térmica de -7ºC. MENOS 7 GRAUS! Seria minha primeira vez em um mundo abaixo de zero, por isso resolvi dar um upgrade na vestimenta: 3 meias, 3 calças, 3 blusas. Mais touca e um cachecol imenso enrolando no pescoço, deixando só meus olhos para fora. Mas passei frio mesmo assim! Novamente, meus pés congelaram, passei o dia todo com os pés gelados. No resto do corpo, estava bem quentinha, por isso recomendo muito usar um casaco de lã, daqueles pesados que vão quase até o joelho, eles esquentam muito. Eu só precisava mesmo resolver o problema dos pés.

Felizmente, uns dias antes minha amiga tinha visto umas botas lindas, baratas e com pelinhos dentro em uma lojinha nos corredores do metrô. Fomos até lá, comprei uma bota e um tênis, os dois com pelinhos dentro, e desde então minha vida mudou!!! Com eles meus pés ficam quentinhos o dia todo.
Então, nem adianta achar que aquela sua bota de cano alto vai segurar o frio do inverno europeu – a não ser que você seja uma pessoa resistente ao frio, o que não é meu caso. Sem um sapato com pelo por dentro, é difícil esquentar os pés e, pelo menos pra mim, os pés são uma região crítica: se meus pés estão gelados, eu passo frio. Ontem mesmo achei que não estava tão frio, depois da aula de francês voltei pra casa e coloquei meu tênis, pois já estava um pouco cansada de ficar só de bota. Por que meu Deus eu fiz isso?! Meus pés congelaram e passei muito frio. Daqui até o final da viagem, não sairei mais de casa sem meus sapatos com pelo dentro.

Aqui acabei descobrindo outra região crítica: o pescoço. Um dia saí de casa com um cachecol de tecido, daqueles bem fofinhos. Foi tenso! Ao longo do dia, minha garganta começou a doer, fiquei até um pouco resfriada. Depois disso, só saio de casa com um cachecol de lã bem grande e quente. Se estiver muito frio, é bom enrolar o cachecol até a altura do nariz, para respirar por ele – assim você não sente o ar gelado entrando pelo nariz.

E para situações muito críticas de frio intenso, aquele momento em que você está andando pelas ruas, a caminho de um museu, e começa a congelar, a melhor solução sempre será: entrar em um estabelecimento comercial e usufruir do aquecimento! Cafés, bares, lojas, farmácias, livrarias... Entre em qualquer um deles e fique uns minutinhos até seus pés e mãos descongelarem!

Minha estadia na Europa ainda não terminou: tenho mais uma semana e meia em Paris e um fim de semana na Alemanha. Apesar de sofrer com o frio, estou torcendo pra esfriar bastante e chover, porque se essas duas coisas acontecerem juntas, o resultado será lindo: neve! Neve na torre, neve na Champs, neve na Notre Dame, neve no Jardim de Luxemburgo! Veremos!

Só pra terminar: dá pra comprar roupa de inverno na Europa? Dá! Comprei um casaco de lã por 60 euros na Zara, uma bota de cano alto por 50 euros e a bota com pelo dentro custou 29 euros (uma pechincha)! Também comprei uma blusa térmica por 6 euros na Decathlon em Paris. Agora as soldes (promoções) começaram, então é possível achar casacos por 40 ou 30 euros na Forever 21 – eu só comprei antes, pois realmente precisava de um casaco mais quente – e blusas de lã bem grossa por 10 ou 15 euros. As botas são mais caras aqui, muitas custam acima de 100 euros, por isso é preciso fuçar nas lojas baratinhas dos metrôs ou das ruelas, lá é possível comprar botas bem baratas e bonitas. A bota que eu comprei no metrô de Paris é linda e de um material bom (não sei se é de couro, mas também não parece plástico, sabe), além de esquentar muito!

Nenhum comentário: