26 de julho de 2009

Renda pra quê?

Essa semana eu fui comprar lençol em uma dessas lojas de departamento e fiquei surpresa quando vi, na sessão infantil (INFANTIL!), vários sutiãs com bojo. Como assim?! Desde quando criança de 11 anos usa sutiã com bojo?!

Bom... mal sabia eu que o pior ainda estava por vir. Quando eu estava indo embora, passei pelo outro lado da sessão infantil e vi muitos sutiãs com bojo ... e renda!! Por que meu Deus uma menina de 11 anos precisa usar um sutiã com renda, todo sexy?! Pior, que tipo de mãe compra isso pra filha??

Como diria minha vó, na minha época, meninas de 11-12 anos usavam aqueles sutiãs que mais pareciam um bustiê (é assim que escreve?), cor de rosa e com desenhos fofinhos. Mas num mundo onde adolescentes de 12 anos tem filhos e meninas de 11 anos protagonizam vídeos caseiros de sexo, não sei porque me espantei com a renda...

Na verdade, o que me assusta mais é saber que tem mãe que compra isso (pelo menos quando eu tinha 11 anos, era minha mãe que comprava tudo pra mim, eu até opinava, mas a palavra final era dela), aí a filha aparece grávida aos 13 e ela não sabe o que aconteceu com a sua menina.

Me assusta ver essas (pré)adolescentes na rua. No começo do mês, estava com uma amiga na fila de uma loja num shopping. Era um dia frio, nós estávamos de calça, bota e blusa de frio e, na nossa frente, tinham duas meninas de shortinho, blusa decotada, bota plataforma e muita maquiagem. Elas deviam ter no máximo – chutando alto – uns 12 anos e pareciam duas mini-prostitutas... mini-monstros... uma coisa terrível!

Essas meninas passam a infância querendo ser mulheres fatais e depois, quando forem mulheres de fato, vão se arrepender por terem adiantado tanto o tempo a ponto de não terem vivido direito cada fase da vida. Isso tudo é muito clichê, eu sei, mas é a mais pura verdade.

Porque depois que o tempo passa, dá uma tristeza saber que você deixou de brincar mais um dia com a sua vizinha, perdeu aquela festa do colégio, deixou de assistir a milésima comédia-romântica-água-com-açúcar com as suas amigas, não passou mais aquela noite se empanturrando de pipoca, guaraná e brigadeiro na casa da sua prima... A melhor coisa que se pode fazer é aproveitar o que cada etapa da nossa vida tem de bom – e de ruim.

Nenhum comentário: