20 de julho de 2009

Menos pânico peloamordeDeus!!!

Eu não agüento mais esse terror em volta da gripe suína, estimulado dia-a-dia pelos meios de comunicação no Brasil. Até parece que estamos diante de uma epidemia de ebola!

É lógico que ninguém quer ficar doente, eu mesma cancelei uma viagem de duas semanas pra Argentina por medo de ficar doente lá e ter que ser tratada em outro país. Mas os noticiários de TV estão exagerando demais e deixando a população doida por causa da gripe suína. A minha mãe está até com medo de ir ao cinema comigo na quarta porque falaram no jornal que a população precisa evitar lugares fechados e com multidão.

A gripe suína mata? Mata, assim como a gripe comum também mata. Aliás, a gripe comum mata muito mais. No EUA, uma média de 36 mil pessoas morrem todos os anos por causa da gripe comum. Em 2006, 70 mil pessoas morreram no Brasil por complicações causadas pela gripe... e alguém deixou de sair na rua por causa disso? Alguém deixou de passar frio em festa junina e evitar multidão de rodeio? Não! Até agora, 15 pessoas morreram no Brasil por causa da gripe suína... então, por favor, menos pânico!

Vários médicos já falaram mil vezes na TV que a gripe suína só é perigosa mesmo para pessoas que já tenham algum outro problema de saúde, como obesidade, problemas respiratórios e doenças que baixam a imunidade (como o câncer). Além disso, idosos e grávidas devem tomar mais cuidado. Mas ninguém precisa deixar de sair na rua porque acha que vai pegar a gripe e morrer terrivelmente 30 minutos depois. Mas parece que a população só dá atenção para as bobagens faladas pelos jornalistas da Record e pelas notícias dramáticas e terríveis que saem da boca do William Bonner.

Eu também já me desesperei (confesso!), mas depois de pensar melhor sobre a história toda, sobre todas as notícias veículadas pela mídia e ler muita coisa na internet, vi que não há motivos pra tanto medo.

Essa situação toda me lembra muito o filme V de Vingança: o governo cria um novo vírus, espalha em lugares estratégicos (uma escola, um hospital e uma estação de água) com o objetivo de aterrorizar a população e, então, deixá-la suscetível e totalmente submissa às suas ordens. Tudo com a ajuda, é claro, dos meios de comunicação. Não acredito que o governo tenha criado o vírus da gripe suína... mas vamos combinar que o terror causado pela mídia é bem familiar.

Portanto, o melhor a fazer é se informar bastante e procurar um médico se você apresentar todos os sintomas. Mas não é preciso se desesperar só porque você deu um espirro (que, aliás, não é sintoma de gripe suína).

Nenhum comentário: