23 de junho de 2009

Capitu na TV II


A Rede Globo ganhou o prêmio Leão de Relações Públicas no Festival de Publicidade de Cannes pela ação Mil Casmurros, que tinha o propósito de divulgar a minissérie CAPITU.


Para quem não se lembra, o projeto Mil Casmurro foi o seguinte: o livro Dom Casmurro foi dividido em mil partes e qualquer pessoa poderia entrar no site do projeto e gravar (com webcam) a sua leitura de um trecho da obra. Era só escolher o trecho, gravar e enviar. O objetivo do projeto era gravar o livro todo.

Eu adorei o projeto. Primeiro, pela interação com o público. As novas tecnologias estão aí para diminuir cada vez mais a distância entre quem produz conhecimento e cultura (e etc) e quem consome, mas poucos meios de comunicação sabem fazer isso bem. Mil Casmurros é um ótimo exemplo de como dar ao público a oportunidade de fazer parte da obra. Segundo, porque foi uma excelente forma de divulgar o livro, a história, a literatura brasileira e, claro, a minissérie.

Além disso, a minissérie foi muito bem feita. Com exceção da atuação da Maria Fernanda Cândido (ela é linda, mas é péssima atriz), eu amei tudo na minissérie: os atores (a Capitu adolescente era ótima), o cenário, o figurino, a trilha sonora e aquela ambientação que parecia um teatro.

Veja o vídeo apresentado no Festival de Publicidade de Cannes.
Quem quiser ver os vídeos do projeto, clique aqui.
Quem quiser (re)ler o post que eu publiquei na época da minissérie, é só clicar aqui.

Nenhum comentário: