24 de junho de 2009

Mais um bom projeto

Volto hoje para falar de mais um projeto, o World Community Grid.

O World Community Grid tem como objetivo ajudar a realização de pesquisas na área da saúde, como melhorias nos remédios que combatem a AIDS e o Câncer. Essas pesquisas e o desenvolvimento de novos medicamentos demandam a análise de muitos dados e toda essa análise é feita de maneira computadorizada. Na maioria dos casos, para que um banco de dados seja completamente analisado apenas pelos computadores dos centros de pesquisas, seriam necessários muitos anos, em alguns casos, milhares de anos. É aí que entra o World Community Grid. Ao se cadastrar no projeto e baixar o programa no seu computador, você começa a fazer parte dessa "rede de pesquisa" e o tempo ocioso do seu computador será usado na análise de dados de pesquisas. Ou seja, enquanto você vai almoçar ou tomar banho, o World Community Grid passa a capacidade de análise do seu computador para algum centro de pesquisa. Não me pergunte como isso é feito, porque eu não entendo quase nada de computação.

O projeto é totalmente seguro, não há o menor risco do seu computador ser infectado por vírus. A IBM é uma das desenvolvedoras e incentivadoras do projeto e todos os funcionários da empresa são incentivados a fazer parte dele. Eu tenho o World Community Grid no computador do meu trabalho e nunca tive problemas, o pc não fica mais lento e nunca pegou vírus, pode confiar. É uma maneira de fazer parte de um bom projeto sem nem mesmo sair de casa.

Quem quiser participar dessa iniciativa e ajudar os pesquisadores a melhorarem a qualidade de vida e a saúde das pessoas, é só entrar no site do projeto - World Community Grid

Nenhum comentário: