29 de junho de 2009

Qual é o tamanho da sua memória RAM?



Ninguém mais precisa falar que a internet revolucionou os meios de produção e propagação de informação. Podemos achar informação sobre tudo na internet. Você consegue uma ajuda pra terminar aquele trabalho de literatura, consegue descobrir quais foram os acontecimentos da sua cidade, descobre quem ganhou o último campeonato de futebol, fica sabendo qual é a programação dos cinemas da semana e até descobre tudo sobre a vida e morte do Michael Jackson.

Mas você já parou pra pensar em quanta informação é gerada na internet? Quanta informação é colocada lá, ao nosso alcance?

Até 2006, a população mundial gerou cerca de 161 bilhões de gigabytes de informação. Quer ter idéia do tamanho disso tudo? Toda essa informação equivale a (pasmem!) 3 milhões de vezes a quantidade de informações contidas em todos os livros que já foram escritos até hoje. Ou, um total de doze pilhas de livros, cada uma como 93 milhões de milhas. Com toda essa pilha de livros dá pra ir do Sol à Plutão!!!

Pense em todos os livros que você já leu na sua vida. Eu já li bastante, chutando alto (muito alto) talvez já tenha lido mil livros, contando desde os livros do passarinho verde que li na pré-escola. Com certeza, não guardei nem metade das informações as quais tive acesso nesses mil livros.

Na internet, temos acesso a um número infinitamente maior de informação e... o que fazer com tudo isso?? Com tanta informação sendo gerada diariamente, fica cada mais difícil filtrar o que devemos ler, no que devemos confiar, o que devemos guardar na nossa cabeça. Porque não adianta nada passar o dia lendo milhares de sites na internet, o seu cérebro simplesmente não tem espaço para armazenar tanto conhecimento.

É engraçado pensar que, até não muito tempo atrás, a dificuldade estava em conseguir informação. Lembro como era difícil fazer trabalho de escola, você tinha que fazer uma maratona pelas bibliotecas da cidade até encontrar os livros necessários para fazer aquela pesquisa de história. Hoje, basta dar um clique no Google Search e um mundo de informações surge na frente dos seus olhos.

Mas, surgem daí, novos problemas. Dá pra confiar no que se lê na internet? Esses dias recebi um e-mail contendo um texto sobre o acidente da Air France que, diziam, havia sido publicado na Exame. O texto era tão meloso e dramático que não seria publicado nem na Marie Claire ou na Capricho, quanto mais na Exame. O Veríssimo e o Jabor já cansaram de negar a autoria de milhares de textos que todos juram ter sido escritos por um dos dois. Isso sem contar nas milhares de informações não-verídicas divulgadas a todo momento em sites de notícias. Ontem li na internet o que seriam algumas informações do resultado da autópsia do Michael Jackson. Quando cheguei em casa e vi o jornal da TV, falaram que o resultado da autópsia só sairá daqui um mês. As pessoas inventam informação sobre tudo e jogam na rede, não respeitam nem mais a vida - e morte - dos outros.

Cabe a nós, o bom senso. Se acreditarmos em tudo que lemos na internet ou ,pior, se ficarmos maníacos atrás de informação 24 horas por dia, lendo tudo que encontramos por aqui, corremos o risco de pararmos em Plutão - sem direito a viagem de volta.


Algumas curiosidades:

O número de usuários do Orkut já ultrapassou a marca de 68 milhões (dos quais 51% são brasileiros). A cada 8 dias, 1 milhão de novos usuários ingressam no Orkut. No entanto, a popularidade do orkut vem caindo. Com o surgimento e propagação do Twitter (que hoje conta com 11 milhões de usuários), o número de adesão ao orkut vem diminuindo e muita gente, inclusive, está deletando seus perfis. A segunda maior rede social é o Facebook, que tem mais de 58 milhões de usuários e recebe cerca de 250 mil novos cadastros todos os dias

Estima-se que existem mais de 35 milhões de
blogs no mundo. A cada dia são criados 75 mil blogs (quase 1 blog por segundo) e mais de 50 mil textos são publicados por hora nos blogs.

Algumas informações desse post foram retiradas do site Arquitetura da Informação e do site da Technorati.


Nenhum comentário: