26 de junho de 2009

Acordo Ortográfico II


No começo do ano, eu postei um texto sobre o Acordo Ortográfico e tenho percebido que muitas pessoas chegam até o meu blog buscando informações sobre as mudanças ocorridas no português.

Estava dando uma olhada no site do Museu da Língua Portuguesa (o museu é ótimo, quem não visitou, visite!!) e encontrei uns arquivos com mais informações (confiáveis) sobre o Acordo.

O primeiro arquivo, é um tira-dúvidas. Quer saber por que o Acordo foi feito? Quais países participam? Quando as mudanças acontecerão? Então, clica aqui oh.

O outro texto é o acordo em si. O texto segue os padrões de uma lei, por isso é chato de ler. Eu encontrei uma versão melhor, mas a formalidade da escrita dificulta a leitura mesmo, mas acho que vale a pena dar pelo menos uma olhada, pra ter uma idéia sobre o que é o Acordo de fato. Ele está aqui.

No outro texto que postei sobre o acordo, tinha colocado um link com um pequeno guia sobre as mudanças, mas hoje achei um link melhor, nele fica mais fácil de ver e baixar o documento. Esse guia é bem fácil de ler e entender, está tudo bem explicado, recomendo - Guia Prático da Nova Ortografia.

Por último, recomendo o texto do wikipedia sobre o assunto. Tem muuuuita informação, nem li tudo. Dei uma olhada por cima e também é um bom texto, que expõe até alguns argumentos contra e à favor do acordo. Quando eu tiver um tempinho, vou ler todo o texto, fazer um resumão e colocar aqui. Por enquanto, fiquem com o site - Acordo no Wikipedia.

Ps: Há algumas semanas, eu (finalmente) descobri como transformar partes do texto em links. Adorei!!!! Vou enfiar mil links no meus textos. Além de ficar melhor visualmente (porque não fica aquele link grande e feio no meio do post), eu ainda estou utilizando o famoso e muito falado hiperlink, que dá ao leitor a possibilidade de construir uma leitura singular e única do texto. Mas isso, é assunto pra outro post.

Um comentário:

Diegovj disse...

Eu como jornalista (agora de coração, já que meu diploma nada vale) ainda não fui com a cara desse acordo...rs.

Obrigado pela visita ao blog, tô preparando um novo capítulo em breve!

Bjos!!