14 de dezembro de 2007

Você tem medo do quê?


Não sei como você se sente em relação a isso, mas me dá medo... quase sempre me dá medo envelhecer.

Os dias vão passando assim, um a um, a gente quase não percebe... vai um dia, outro e mais outro e mais outro... e quando você vê, milhares de dias já se passaram e, junto deles, tudo aquilo que você viveu. Parece que tudo foi tão recente, mas quando você pára pra pensar... Já fazem 11 anos que você parou de brincar de boneca. A sua formatura do 3º ano (aquela, que você rezou tanto pra chegar) foi há 5 anos atrás. Já fazem 5 anos que você estava estudando pro vestibular. Já fazem 5 anos que você passou no vestibular. Você já até terminou a faculdade. Há 1 ano!


Não parece que tudo isso foi ontem?


Eu ainda me lembro do dia em que fiquei até as 22h brincando de Barbie com a minha prima e a minha irmã. Eu tinha uma Barbie loira e um trailer cor-de-rosa. Ainda me lembro das “aventuras” da escola, das brigas, das confraternizações de fim de ano. Me lembro do discurso de despedida lido na colação do 3º ano, da festa, das desilusões. Me lembro das noites e dos fins de semana que passei estudando pro vestibular, me lembro de como chorei (de alívio ou desespero, sabe-se lá) depois do 4º dia de prova da segunda fase. Me lembro da tristeza que dá ver o nome na lista de espera. Espera. Me lembro da espera naquela segunda-feira (era segunda?)... eu, meu pai, aquele monte de gente e um pseudo-ator fazendo a gente rir (ainda bem que existem pessoas que fazem a gente rir – de graça – em momentos assim). Me lembro de ver meu nome ali, nos aprovados. Mais espera, fila, papelada, tinta na cara. Me lembro do confuso primeiro semestre, das conversas na arcádia, de todos aqueles livros, de todos aqueles xerox, do Saussure, da primeira festa universitária.


E quando vi, lá estava eu ... na formatura da faculdade!!!

Quando você vê, já está trabalhando, já tem vida de gente grande.


Sua priminha mais nova já tem 14 anos. Seus primos estão noivos. Várias amigas suas já se casaram. E você agradece por não ter sido convidada pra ser madrinha de nenhuma delas, porque isso seria assinar seu atestado de adultice. Não que eu queria ser Peter Pan, mas às vezes dá medo que o tempo passe rápido demais, tão rápido, que não dê tempo de fazer tudo que eu queira fazer.

Por isso, eu acho que aprendi a sempre arrumar um jeito de fazer as coisas que quero, mesmo que isso me dê algum probleminha ou me atrapalhe de alguma forma. É que vale a pena se sacrificar um pouco pra ser um pouco mais feliz. Porque quando o tempo passar de verdade... quando eu estiver velhinha, com cabelos brancos, a pele enrugadinha, andando devagar, talvez nem ouvindo tão bem... talvez meia lé-lé... Eu quero olhar para trás e sentir saudades ... e não arrependimento por não ter sido feliz. Nem um pouco.

Nenhum comentário: