11 de agosto de 2013

Relatos de viagem: Acontecidos de Portugal

Durante e depois de uma viagem pra Europa, escrevi alguns relatos e pensamentos sobre as cidades e países que visitei. Vou publicá-los aqui, talvez valha a pena lê-los.



Acontecidos de Portugal:

1. Em Portugal eu fiquei pouco tempo, então não tenho muito pra contar. Bom, muita gente tinha me aterrorizado sobre a questão da língua, aquela velha história de que brasileiros e portugueses falam a mesma língua, mas não se entendem. Mas... eu não tive nenhuma dificuldade em entender os portugueses. Talvez seja porque eu falo tão rápido quanto eles.



2. Eu já sabia que na Alemanha as faixas de pedestres realmente funcionam – se você estiver na calçada, perto da faixa, os carros já param -, mas fiquei surpresa ao ver que em Portugal os motoristas também param na faixa de pedestre. Até em Portugal. A gente precisa mudar isso no Brasil, urgente.




3. Eu não gostei muito de Lisboa, achei a cidade meio abandonada, parece que está tudo caindo aos pedaços. Porto, por exemplo, é uma cidade muito mais bem cuidada e mais bonita.




4. Como já tinham me adiantado, Portugal foi o país mais barato da viagem. Paguei apenas €9,00 para ficar num quarto compartilhado num hostel e gastei €8,80 no restaurante (entrada, almoço e um refrigerante).




5. Eu achei que os brasileiros são muito parecidos com os portugueses, principalmente os cariocas, pelas ruas de Portugal vi muita gente que tinha cara de carioca. Isso me fez pensar que apesar de toda imigração e miscigenação brasileiras, nós ainda somos muito portugueses.




6. Uma das coisas mais legais que fiz em Portugal foi visitar uma cave de vinho do Porto (o local onde o vinho fica para envelhecer antes de ser engarrafado). Achar a Real Companhia Velha foi uma aventura. Compramos o Porto Card que nos dava direito a algumas entradas grátis em museus e também a essa cave. O problema é que ela ficava longe, bem mais longe que as outras, mas como queríamos fazer o dinheiro do Porto card valer a pena, lá fomos nós. Depois de muitas risadas e de um percurso bizarro numa calçada minúscula, chegamos a cave e descobrimos que, sem saber, fomos justamente para a cave mais antiga de Portugal. Mais uma dessas coincidências que acontecem em viagens.




7. E pra fechar os acontecidos, aquilo que faltava: histórias de portuguesices. História 1: quando fui pegar o ônibus de Lisboa pra Porto, entrei no ônibus e não achava o número da poltrona de jeito nenhum. Fiquei que nem tonta procurando, procurando, e adivinha onde fica o número da poltrona? Atrás da poltrona!!! Super prático, porque se você quiser confirmar se sentou na poltrona certa, precisa levantar pra olhar atrás da poltrona. História 2: eu e minha amiga queríamos ir pra praia em Porto, mas não achamos o ponto pra pegar o ônibus no sentido praia, só no sentido inverso. Mas como eram só 4 paradas, pegamos o ônibus e aí iríamos até o ponto final e depois continuaríamos dentro do ônibus. Depois que entramos, minha amiga perguntou pro motorista se podíamos fazer isso. Ele disse que não, que quando chegasse no ponto final a gente teria que sair do ônibus e entrar de novo. Então minha amiga perguntou se a gente não podia continuar dentro do ônibus e só passar o cartão de novo. Ele disse que não. Imagina a cena: o ônibus parou, a gente desceu e entrou de novo.

Nenhum comentário: