11 de agosto de 2013

Relatos de viagem: Acontecidos da Itália

Durante e depois de uma viagem pra Europa, escrevi alguns relatos e pensamentos sobre as cidades e países 
que visitei. Vou publicá-los aqui, talvez valha a pena lê-los.

Acontecidos da Itália:

1. Veneza é uma cidade surpreendente. Antes (há muito tempo atrás), Veneza era uma cidade com casas construídas em cima dos bancos de areias. Depois fizeram palafitas de madeiras e construíram a cidade em cima. E isso foi há muitos tempo atrás, ou seja, o pessoal de Dubai acha que está arrasando fazendo ilhas artificiais, mas os venezianos construíram uma cidade inteira artificialmente muitos anos antes deles. Apesar de se falar que Veneza irá sumir nas águas em breve, quando estava lá, senti que aquela cidade ainda vai durar muitos e muitos anos.

2. Perto da cidade onde minha amiga Juliana mora, fica uma cidade chamada Montecchio, onde estão os castelos de Romeu e Julieta. Nós visitamos os dois castelos e no castelo do Romeu encontramos um senhorzinho, o Francesco, que contou a história de Romeu e Julieta pra gente nos MÍNIMOS detalhes. Ele falou por quase uma hora, de uma maneira muito convincente, era um excelente contador de histórias. Saímos de lá acreditando que Romeu e Julieta realmente existiram... como o Francesco disse: a história não é 100% história, e nenhuma lenda é 100% lenda.


3. Na Itália, também visitei a cidade de Padova e a Universidade de Padova, umas das mais antigas do mundo, fundada em 1222. Muitas descobertas importantíssimas foram realizadas lá, como a existência do pâncreas, das trompas de falópio... mas com certeza o acadêmico mais ilustre da universidade foi Galileu Galilei. Também foi nesta universidade que se formou a primeira mulher da história, Elena Lucrezia, em 1678. Super recomendo a visita guiada pelo Palazzo del Bo, a parte mais antiga da universidade.


4. Outra coisa inacreditável da Universidade de Padova: no bandejão de lá, a bebida é a vontade e inclui suco, refrigerante, cerveja e vinho. Cerveja e vinho à vontade. Enquanto isso, no bandejão da Unicamp temos as opções de suco roxo, suco laranja claro, laranja escuro, meio vermelho. Todos com o mesmo gosto de água colorida com açúcar.


5. Também em Padova visitei a igreja de Santo Antonio. A igreja tem um intrigante cheiro de flores e é interessante ver como os afrescos da igreja refletem as contradições e embates entre ciência e religião, trazendo até mesmo uma árvore genealógica de Jesus Cristo.


6. O norte da Itália tem cidadezinhas muito lindas, passei por Valdagno, Recoaro, Montecchio, Padova, Verona... todas elas com centros históricos lindos e (restos de) construções que datam do Império Romano. Valem a visita.


7. Foi na Itália que tomei o vinho mais barato (€ 0,80 a taça), numa estação de esqui com uma vista linda dos alpes. Também paguei apenas €2 numa taça de prosecco e comi uma pizza deliciosa de alcachofra e cogumelos. Antes de ir pra lá, tinham me falado que as pizzas italianas não eram tão boas e que as do Brasil eram melhor. Era mentira.


8. Uma amiga me disse que quando eu chegasse na Itália entenderia um pouco sobre o Brasil. Descobri que a Itália também tem seu “jeitinho”, mas a diferença é que lá o jeitinho não dá certo. Eu e uma amiga fomos enroladas em Roma. Dica importante: sempre fuja de promoções e qualquer outra opção que prometa te poupar tempo/dinheiro, o jeitinho italiano não funciona.


9. Já em Roma, enquanto estávamos fazendo o check-in no hostel, chegou um casal de gringos e eu ouvi a mulher falando em inglês que “eles tinham se conhecido lá há 4 anos e agora estavam casados”. Depois, fomos pro Pub Crawl que começava no bar do hostel e enquanto estávamos indo pro segundo bar, a mulher daquele casal veio até nós e nos perguntou: “vocês são brasileiras? O meu marido também é”. Ela, uma canadense de origem grega, ele tinha uma super cara de gringo, mas era um brasileiro de Florianópolis. Se conheceram no hostel há 4 anos, tinham se casado no sábado anterior e voltaram para Roma para a lua-de-mel. Não estavam hospedados no hostel, mas decidiram ir até lá ver o local onde se conheceram. E nós tivemos a oportunidade de conhecer essa história que a gente pensa que só acontece em Hollywood.


10. Ainda no clima Hollywoodiano, vimos um pedido de casamento na Fontana de Trevi. Todo mundo que estava lá (e era muito gente), começou a gritar e bater palmas. Mas confesso que fiquei decepcionada porque o casal não entrou na fonte. Acho que eles não assistiram “La docce vita”, nem “Elsa e Fred”.


11. Em Roma faz muito calor, MUITO. Era impossível continuar andando pela cidade depois das 14h. Quase tivemos alucinações no Palatino. O lado ruim disso tudo é que no calor não dá muita vontade de comer e não consegui aproveitar de verdade todas as massas deliciosas que comi - às vezes, comi meio a força mesmo e a massa só desceu goela abaixo. Uma pena.


12. No dia em que fomos ao Vaticano, encontramos o padre Jose Maria, que rezou uma missa para nós nas cryptas do Vaticano. Foi uma experiência incrível e surpreendentemente emocionante - eu não esperava me emocionar como me emocionei. Naquele dia, o Papa estava de saída para o Brasil e se tivéssemos nos atrasado uns 10 min, teríamos o visto de perto. Depois da missa, fomos tomar um café com o padre e descobrimos que ele (um espanhol que mora no Rio de Janeiro e estava em Roma estudando para o doutorado) é ciclista, mas ciclista de verdade mesmo, daqueles que tem bicicleta profissional e sobe a Vista Chinesa. Nunca pensei que conheceria um padre ciclista.


13. Para minha surpresa, descobri que entendo italiano. Não falo nada, mas consigo entender as pessoas falando, especialmente porque os italianos não falam muito rápido, eles tem aquele jeito cantado de falar, que vai te levando...


14. Não achei os italianos (nem as italianas) tão bonitos.


15. Roma é uma das cidades mais fantásticas que visitei e se tivesse que fazer uma lista de "lugares que você deve conhecer antes de morrer", Roma estaria em 1o lugar. Tudo lá é grandioso, as ruas, as construções e até às árvores... E 3 dias são muito poucos para Roma. Deixei a cidade prometendo voltar.

Nenhum comentário: