7 de dezembro de 2008

Eu não sei gramática

Sempre que uma pessoa descobre que sou formada em Letras, pronto, acabou minha paz!

As pessoas adoram me encher de perguntas sobre ponto, vírgula, crase, funções do que, sinônimos, figuras de linguagem, acento, conjunções, significado de palavras. Quando eu digo que não sei, me olham com cara de como-assim-sua-burra-você-estudou-quatro-anos-pra-quê?

Eu não sou uma gramática ambulante, muito menos um dicionário completo da Língua Portuguesa, graças à Deus! Quando eu soube que não teria aulas de gramática na faculdade, pulei de alegria. Na verdade, fiz uma ou duas disciplinas sobre gramática, nas quais nós passávamos o tempo todo criticando a gramática, os livros de gramática, a maneira como a gramática é ensinada na escola…

Não, eu não sei gramática! Até hoje, não sei direito quando usar ponto-e-vírgula. Também não sei usar crase, sempre faço o teste de substituir o a craseado por ao e a palavra seguinte, por um substantivo masculino, se der certo, ok, sorte minha. Já esqueci, faz tempo, o que é um Oração Coordenada Sei-lá-o-que. Às vezes, também não sei se uso que, qual, o qual, no qual, a qual, para o qual. Minha orientadora também já me disse que meu vocabulário de conjunções é restrito.

E, sabe uma coisa, nem ligo muito para isso. É claro que eu sempre me esforço para aprender algumas regrinhas, afinal, agregar conhecimento é sempre bom! Mas não faço questão de saber uma gramática de cor, de trás para frente. De nada adianta saber gramática e não ter nada na cabeça.

Saber uma língua é muito mais do que saber colocar o acento no lugar certo.

E foi isso que aprendi nesses 4 anos de estudo, e continuo aprendendo. O mais importante é saber como a linguagem funciona e, assim, usá-la à seu favor. Pois é através dela que expressamos nossas opiniões, sentimentos, idéias, ideais, ideologiais. É através dela que transmitimos nosso conhecimento, que recebemos conhecimento, que argumentamos, revidamos, nos protegemos, nos comunicamos. Se você conhece sua língua bem o suficiente para fazer tudo isso, pode ter certeza que não é uma simples crase que vai estragar tudo.

Aliás, acreditar que uma pessoa que fala/escreve errado não tem nada a dizer, é puro preconceito… Mas isso, é assunto para um outro post ;)

2 comentários:

Diegovj disse...

Sou solidário a esse seu problema. Todo mundo tb acha que os jornalistas devem saber tudo de gramática!

As vezes tb me sinto um dicionário ambulante...complicado! rsrs..

Bjos, ótimo post.

Sue Ellen disse...

eu tenho até uma camiseta: Eu não sei gramática.