24 de novembro de 2008

Literatura Contemporânea

Brasileiro tem mania de reclamar. E a coisa não muda quando o assunto é literatura. Todo mundo vive reclamando que livro brasileiro é chato e antiquado e que os escritores bons já estão todos mortos. O que é uma tremenda mentira.

Eu acredito que uma das causas da falta - ou ausência total - de leitura entre os brasileiros é a crença ridícula de que os alunos precisam ler os clássicos na escola. Por causa dela, os professores entopem seus alunos de 6ª séries com livros consagrados, sim, mas que são difíceis de ler e não fazem o menor sentido para eles. Eu adoro Machado de Assis, mas obrigar um adolescente de 12 anos a lê-lo é tortura, das piores.

A prática da leitura deve começar aos poucos e de leve. Eu passei muitos anos lendo livrinhos juvenis bobos e acredito que foram esses livros que fizeram de mim uma leitora voraz. Só fui ler clássicos da literatura quando estava no Ensino Médio e isso não me fez pior do que aqueles que leram Grande Sertão: Veredas na 5ª série.

Machado de Assis éreconhecido como um dos maiores escritores do Brasil porque tinha um talento incrível para retratar, em palavras, a sociedade de sua época. E é isso que nos falta: precisamos ler escritores que retratem nossa época, que falem sobre coisas que vemos nas ruas, vivemos em casa e sentimos todos os dias.

Mas onde esses escritores estão?!

Eu fiz um dos melhores cursos de Letras do país e acho que, durante os 4 anos de estudo, não li um único livro de literatura contemporânea. Foi, então, que resolvi ir atrás dela sozinha. Aos poucos, venho descobrindo escritores atuais - que ainda estão vivos! - e excelentes livros que retratam um mundo que podemos ver pela janela da nossa casa.

Como acho muito injusto que eles permaneçam escondidos, vou tentar - e espero conseguir - escrever textos semanais sobre cada um deles e, quem sabe, despertar o interesse de novos leitores.

Ainda essa semana apresento a vocês Adriana Lisboa.

4 comentários:

Talita disse...

Estou curiosa!! hehe
Posso sugerir um autor para ser tema tb? hehe Moacyr Syliar é um ótimo escritor já li e recomendo! e esta vivinho da silva! hahaha
um grande beijo!

Diegovj disse...

Excelente iniciativa!
Aguardaremos ansiosos...

Bjos!

Marcelo disse...

Na faculdade de letras eu lia muito Moacyr Syliar, boa dica do primeiro comentário.
http://papodomarcelo.blogspot.com/

Tomando Coffee disse...

Sim, brasileiro reclama de tudo!
Nós temos muitos escritores conteporâneos bons, isso ninguém pode negar.
Gostei do blog e da iniciativa.Bem organizado e com tópicos interessantes.

Parabéns.

até mais.