17 de agosto de 2008

Modalidade olímpica: pensar no tempo sem enlouquecer


Essa história de Olímpiadas na China me fez voltar a pensar no tempo de novo (Eu já pensei sobre ele aqui http://maisqueblablabla.blogspot.com/2007/11/sabe-o-tempo.html).

Poucas coisas no mundo são tão estranhas quanto ligar a TV no sábado à noite e ouvir o comentarista falando “Hoje faz uma bonita manhã de domingo aqui na China”.

COMO ASSIM DOMINGO?!?

Era sábado, dia 16, tava lá no calendário.

Tem aquela lei da Física (que eu esqueci o nome) que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Transponho essa idéia para o tempo, eu pergunto: como pode ser sábado e domingo ao mesmo tempo?!?

É muito estranho assistir os jogos Olímpicos e, no sábado à noite, ver o atleta ganhar uma medalha ... durante a linda manhã de domingo chinesa! Às vezes me dá a impressão de estar vendo o futuro acontecer, pois vejo na TV os acontecimentos do dia seguinte. Eu vi o que estava acontecendo no domingo.

Não é estranho pensar que na China (e nos países do lado de lá), tudo acontece antes de acontecer aqui? Lá amanhece primeiro, anoitece primeiro, o dia seguinte chega antes... dá uma certa inveja, pois é como se o futuro chegasse primeiro lá, como se nós vivêssemos em constante atraso.

Talvez isso seja verdade, e o Brasil esteja sempre perdido em algum lugar do passado... talvez isso explique como nós conseguimos ficar atrás de países como o Cazaquistão, o Azerbaijão e a Mongólia no quadro de medalhas... (não acredita, olhar só
http://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI3068380-EI10378,00.html)



2 comentários:

O Poeteiro disse...

Interessante, poderia a lei da física falar sobre dias? Seria o sábado e domingo dois corpos que ocuparam o mesmo lugar no momento de um telespectador olímpico?
E por que no oriente tudo ocorre primeiro? As civilizações nasceram lá, os primeiros impérios, os primeiros sábios e os primeiros poetas. Quem diria até as grandes navegações, a imprensa, a medicina e etc. surgiram antes, do lado de lá. Assim como o sol dá preferência por iluminá-los primeiro.

Ass.: ex-aluno de redação

Diegovj disse...

Quem sabe se o fuso horário não fosse adiantando para esse lado, a selação masculina de futebol traria o ouro? rs...

Bjos