26 de junho de 2010

Procura-se um casaco preto!

Não sei que tipo de educação as pessoas andam recebendo em casa. Na minha casa, na minha família, sempre aprendemos uma coisa: ficar com algo que não lhe pertence é roubo! Quando encontramos algo perdido, sempre tentamos devolver. Já devolvemos carteira (com dinheiro), celular, pen drive, blusa... e não tem a desculpa de falar que não dá pra achar o dono, porque dá sim! Minhas primas, uma vez, encontraram uma carteira dentro de um ônibus em Campinas. Muita gente, no lugar delas, pensaria em ficar com a carteira, afinal como descobrir o seu dono em uma cidade com mais de 1milhão de habitantes? É impossível. Não, não é! Na carteira estava o RG do dono, ligando para a Telefônica, conseguiram descobrir o telefone dele. Ligaram e devolveram a carteira. Pronto. Simples assim! Todo mundo deveria agir dessa forma, mas infelizmente não é isso que acontece.

Uma vez, esqueci minha jaqueta dentro da sala de aula. Quando percebi, poucos minutos depois, e voltei pra sala, já não estava mais lá. Nunca mais vi minha jaqueta novinha. No começo do mês, fui no banheiro perto da sala de computadores da faculdade, coloquei meu casaco em cima da porta – pra escovar os dentes – e esqueci lá. Voltei 30 minutos depois e ele tinha sumido. Nunca mais vi meu casaco preferido.

Se eu tivesse perdido minha jaqueta e meu casaco no meio da rua, no centro de Campinas, até entenderia que não fossem devolvidos. Mas o que me deixa mais decepcionada é que a pessoa que levou minha jaqueta era alguém que estava sentado do meu lado a aula toda. Era alguém que sequer pensou na possibilidade de me devolver a jaqueta na aula seguinte. Da mesma forma, a pessoa que encontrou meu casaco no banheiro, deve tê-lo guardado dentro da mochila para, depois, sentar no computador ao meu lado.

Essas pessoas ficaram com as minhas coisas como se fossem delas, mas não eram. Eram minhas. E ficar com algo que não te pertence é roubo! As pessoas têm a ideia ridícula de que roubar é enfiar um revolver na cara de alguém e falar “passa o dinheiro”, mas não é só isso. Pegar um pacote de folhas de sulfite no seu trabalho e levar pra casa é roubo! Não avisar a caixa do supermercado que ela te deu R$20 a mais de troco é roubo! Achar uma blusa no banheiro e não devolver para o dono é roubo!

Quando penso nessa falta de honestidade da maioria das pessoas, vejo como é ridículo ficarmos xingando os políticos por serem corruptos. O problema do nosso país é que, no fundo, todos nós somos corruptos, desonestos, praticamos pequenos – ou grandes – delitos, sempre colocando em prático o famoso jeitinho brasileiro. Tenho certeza que boa parte da população, no lugar dos políticos, seria tão corrupta quanto eles.

Há algumas semanas, um cara da minha turma esqueceu o pen drive na sala de computadores. Mandou um e-mail para a lista de alunos, perguntando se alguém o tinha encontrado, pois precisava muito dele. Tinham coisas importantes ali. Nunca mais viu seu pen drive azul.

Um comentário:

Sue Ellen disse...

Concordo plenamente! a corrupção faz parte da cultura do brasileiro e está nas pequenas coisas.. pessoas preferem sempre "bancar as espertas" a agir corretamente. Como se fazer o que é o certo fosse ser "idiota". E assim vamos, ganhando no troco a mais, enganando o policial, burlando as leis e reclamando que o país não vai pra frente.