8 de agosto de 2009

Por favor Senhor, é proibido fumar nesse recinto!

Sabe aquela frase “o seu espaço termina, onde começa o meu”? Eu concordo muito ela! Eu acho que cada um pode fazer o que bem entender da sua vida, desde que seus atos não interfiram e atrapalhem a vida dos outros. Qualquer pessoa tem direito de fumar e se entopir com aquela fumaça tóxica que dá câncer e outras doenças, mas o resto do mundo não é obrigado a fumar junto. Eu odeio cigarro! Odeio porque fede demais e faz muito mal pra saúde. É por isso que eu não fumo: porque preservo a minha saúde. E é por isso também que sou totalmente à favor da Lei Antifumo.

Sair (ir pra barzinho, balada, festas) estava se tornando uma coisa insuportável: você sai de casa toda arrumada e volta parecendo um cinzeiro ambulante. Até sua alma volta fedendo cigarro. Você limpa o rosto e saí uma sujeira escura. Na hora de lavar a roupa, dependendo da sua exposição ao cigarro, a água sai meio escura também. Agora imagina o tanto de “sujeira” que não entrou pelo seu nariz durante à noite?

Não sei se vocês sabem, mas o Tabagismo passivo é a 3ª causa de morte evitável no mundo. No Brasil, todos os dias 7 pessoas morrem por causa de doenças decorrentes do fumo passivo, são 1460 pessoas por ano!!! É muita gente!!! Essa lei não é mais uma frescura do governo, para multar os bares e assim ganhar mais dinheiro. A Lei Antifumo é extremamente necessária, pois evitará milhares de doenças e mortes todos os anos e já foi implementada em outras cidades do mundo como Nova York, Londres, Paris e Buenos Aires. Mais que uma lei, é um projeto que visa melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

Eu entendo que as coisas ficaram complicadas para os fumantes. Mas os fumantes também devem entender que é um direito nosso (não-fumantes) preservamos a nossa saúde e bem-estar. Eles têm o direito de fumar e nós temos o direito de ficarmos longe desse veneno fedorento. O certo seria os fumantes terem consciência disso, respeitarem o espaço do próximo e, portanto, não fumarem perto de outras pessoas e em lugares fechados. Mas como consciência é algo raro no Brasil, espero que mais Estados adotem essa lei.

2 comentários:

Diegovj disse...

Tb sou completamente a favor dessa lei, mas pelo visto ainda vai demorar um pouco para que seja respeitada.

Hj mesmo tava vendo uma matéria na Folha de São Paulo mostrando como é difícil a fiscalização e também a falta de respeito das pessoas que ainda acreditam ser obrigação de todos fumarem passivamente aquela porcaria que mandam pra dentro do corpo.

Ótimo texto!
Bjos

Sue Ellen disse...

Se houvesse bom senso por parte de quem fumo, nem mesmo seria preciso implementar a lei.. mas como vc disse, estamos falando de Brasil!

Eu adorei! Os ultimos lugares que visitei tinham fumódromos. Perfeito! todo mundo com o seu direito e espaço reservado.. e a nossa saúde agradece!