26 de agosto de 2009

Onde você guarda seu racismo?

Ontem eu assisti a palestra da líder de um dos grupos de diversidade da empresa onde trabalho. Durante a palestra, ela comentou sobre a campanha Diálogos contra o Racismo. O slogan da campanha é Onde você guarda seu racismo? Não guarde, jogue fora. Eu fiquei curiosa para saber mais sobre a campanha e fui procurar os vídeos no YouTube.

A campanha tem 5 vídeos (todos curtos) que deixam claro que no Brasil ainda existe muito racismo sim. Além disso, chama atenção para o fato de que muitas vezes temos atos racistas, sem nem perceber.

Por que uma campanha contra o racismo?

Porque o racismo existe, faz mal para todo mundo e se manifesta de
diferentes formas. Às vezes em atitudes discretas, sutis, quase
imperceptíveis. Outras vezes são agressões explícitas, um olhar,
um comentário, uma piada ou simplesmente uma reação física.

Os Diálogos Contra o Racismo têm a missão de combinar propostas
de mudanças de atitudes com a divulgação consistente de
informações nos meios de comunicação. O racismo é um entrave
para a consolidação de uma sociedade mais justa e democrática,
onde todos e todas sejam realmente cidadãos.

17 de agosto de 2009

Aconticido - No fretado

Na sexta-feira, depois de um dia inteiro de trabalho, depois de uma semana inteira de trabalho, lá estava eu, voltando para casa no fretado.

Antes de sair do ônibus, como sempre, eu dei boa noite ao motorista (eu trabalho das 13h às 22) e desejei um bom fim de semana. Eis que ouço um "boa noite linda".

Su motorista, eu podia ter ido dormir sem essa.

13 de agosto de 2009

A fé que move montanhas... de dinheiro!


Gente, como está ridícula essa briga entre a Record e a Globo, parece briga de irmão. Sabe quando você apronta e sua mãe vai brigar com você? Aí você, sem defesa (porque você fez a maior cagada mesmo), pega e começa a falar mal do seu irmão, a soltar todos os podres dele, com o único objetivo de arrumar um novo bode expiatório para história e tirar o foco de você. É exatamente isso que a Record está fazendo.

Eu concordo que a maneira como a Globo está divulgando os acontecimentos é totalmente descabida, o tom usado nas reportagens é sempre de deboche... é péssimo uma empresa de comunicação do porte da Rede Globo agir dessa forma! Portanto, eles pediram para serem atacados.

Mas, sinto muito cara Record: para vocês não há defesa. Todas as informações divulgadas pela Globo foram retiradas de uma investigação de 2 anos da Polícia Federal, repleta de provas e depoimentos, inclusive de muitos fiéis da Igreja Universal. Por mais que a Record negue, não há como ir contra os fatos: a Igreja Universal está indo contra a lei brasileira. De acordo com ela, todas as igrejas são isentas de impostos e não podem - em hipótese alguma - ter lucro. Ou seja, todo dinheiro arrecadado por igrejas (na forma de dízimos e doações) deve ser usado para a manutenção das mesmas e em obras sociais e de caridade. No final do mês (ou do ano, não sei), não pode sobrar dinheiro no caixa. Mas não é isso que vem acontecendo com a Igreja Universal. Desde 1994, o dinheiro arrecadado por ela vem sendo usado na compra de bens e de meios de comunicação, dentre os quais está a Rede Record.

Como todo pai ou mãe esperto, que nunca cai na malandragem do filho, ninguém está engolindo as reportagens que a Record está fazendo contra a Globo e o foco da história continua sendo a Igreja Universal. De acordo com a investigação da PF, entre 2001 e 2008, Edir Macedo arrecadou, graças à igreja, mais de 8 bilhões de reais!!! É muito dinheiro. E de onde ele vem?

Basicamente, de dois lugares: 1) do bolso de pessoas gananciosas que caem no discurso que diz "tudo que você der, Deus te devolverá em dobro" e assim doam milhares de reais achando que no final vão ficar milionárias e 2) de pessoas de fé e boa vontade, que acreditam estar doando dinheiro para obras sociais e, mal sabem, que seu dinheiro está indo direto para o bolso dos integrantes da quadrilha de Edir Macedo.


A Justiça abriu ação criminal contra Edir Macedo e outros nove integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus sob a acusação de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro


8 de agosto de 2009

Por favor Senhor, é proibido fumar nesse recinto!

Sabe aquela frase “o seu espaço termina, onde começa o meu”? Eu concordo muito ela! Eu acho que cada um pode fazer o que bem entender da sua vida, desde que seus atos não interfiram e atrapalhem a vida dos outros. Qualquer pessoa tem direito de fumar e se entopir com aquela fumaça tóxica que dá câncer e outras doenças, mas o resto do mundo não é obrigado a fumar junto. Eu odeio cigarro! Odeio porque fede demais e faz muito mal pra saúde. É por isso que eu não fumo: porque preservo a minha saúde. E é por isso também que sou totalmente à favor da Lei Antifumo.

Sair (ir pra barzinho, balada, festas) estava se tornando uma coisa insuportável: você sai de casa toda arrumada e volta parecendo um cinzeiro ambulante. Até sua alma volta fedendo cigarro. Você limpa o rosto e saí uma sujeira escura. Na hora de lavar a roupa, dependendo da sua exposição ao cigarro, a água sai meio escura também. Agora imagina o tanto de “sujeira” que não entrou pelo seu nariz durante à noite?

Não sei se vocês sabem, mas o Tabagismo passivo é a 3ª causa de morte evitável no mundo. No Brasil, todos os dias 7 pessoas morrem por causa de doenças decorrentes do fumo passivo, são 1460 pessoas por ano!!! É muita gente!!! Essa lei não é mais uma frescura do governo, para multar os bares e assim ganhar mais dinheiro. A Lei Antifumo é extremamente necessária, pois evitará milhares de doenças e mortes todos os anos e já foi implementada em outras cidades do mundo como Nova York, Londres, Paris e Buenos Aires. Mais que uma lei, é um projeto que visa melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

Eu entendo que as coisas ficaram complicadas para os fumantes. Mas os fumantes também devem entender que é um direito nosso (não-fumantes) preservamos a nossa saúde e bem-estar. Eles têm o direito de fumar e nós temos o direito de ficarmos longe desse veneno fedorento. O certo seria os fumantes terem consciência disso, respeitarem o espaço do próximo e, portanto, não fumarem perto de outras pessoas e em lugares fechados. Mas como consciência é algo raro no Brasil, espero que mais Estados adotem essa lei.

6 de agosto de 2009

Não te falei... cilada!

Eu ADORO seriados. Se pudesse, passaria o dia todo em frente à TV assistindo House, Two and a Half man, CSY, Cold Case, Sex and the City, etc. O Brasil é meio pobre de seriados. Tem Malhação, que ninguém merece, alguém ainda assiste aquilo?!

Mas no Multishow, passa um seriado (nem sei bem se pode ser chamado de seriado – mas é como se fosse), que é muito bom! Chama CILADA, é muito engraçado. Eu adoro, choro de rir! O roteirista e ator principal é o Bruno Mazzeo, que é filho do Chico Anísio.

O Cilada é mais ou menos assim: todo episódio, tem uma história tipo programa de índio. Sabe quando você faz uma viagem e, quando chega, não sabe que loucura te deu pra ir até lá? Ou quando vai em alguma festa e dá tudo (tudo!) errado? As histórias são todas assim. O Bruno (nome do personagem) é o cara mais azarado do mundo: com ele, até uma simples caminhada no parque vira a maior cilada. Ele também é bem tolerância zero e dá muitos foras, boa parte da graça do programa gira em torno disso.

Outra parte muito boa do programa são os depoimentos ao longo da história. Sabe quando contam alguma história no Fantástico e no meio da reportagem colocam vídeos com depoimentos de especialistas, pessoas comuns, artistas? Os depoimentos são assim, quer dizer, os depoimentos são uma sátira muito bem feita dos depoimentos à la Fantástico. O melhor depoimento sempre é o do Antropólogo. Pra quem fez alguma faculdade de humanas fica mais engraçado ainda, porque você imagina aquele seu professor picareta dando aula.

Por causa do sucesso do programa, ele virou um quadro do Fantástico. Mas, no Fantástico, o quadro dura muito pouco e eles cortam boa parte da história. Além disso, não tem a namorada do Bruno, então perde um pouco a graça, porque, quase sempre, ela é a responsável por meter o namorado na maior enrascada.

Eu sempre assisto ao programa à noite, entre as 21h e 22h, mas não sei o horário certo, acho que eles vivem mudando. De qualquer forma, no YouTube vocês também podem encontrar quase todos os episódios. Os meus preferidos são Academia, O Barzinho, Churrasco e Aniversário.

5 de agosto de 2009

Até onde vai?

Até onde vai o amor de uma pessoa? Até onde vai o ódio de uma pessoa? Um episódio que aconteceu essa semana, em Belém, nos ajuda a responder essas perguntas.

Um homem impediu o roubo de um celular. Os criminosos decidiram fazer vingança e foram até sua casa, para matá-lo. Chegaram dando tiros. Duas crianças brincavam na rua, em frente ao portão. Saíram todos correndo. Ou quase. Correram o homem-que-impediu-o-roubo, seu amigo, uma criança. A outra, amendrontada, manteve-se sentada no chão, agachadinha, morrendo de medo. Tinha 6 anos. A criança que correu viu o coleguinha paralisado e foi ajudá-lo. Era um menino de 12 anos. Sem saber o que fazer, deitou em cima do amigo, tentando protegê-lo. Levou um tiro, à queima roupa, nas costas. E morreu.

Como uma pessoa tem a coragem de matar uma criança indefesa?

Como uma criança pode ter tanto amor a ponto de arriscar sua vida para salvar o próximo?