8 de março de 2008

De quem é o Dia da Mulher?


Eu tenho certeza que aquelas mulheres que queimaram seus sutiãs em praça pública, ficariam indignadas, senão totalmente revoltadas, ao ligarem a TV ou abrirem uma revista.

Muitas vezes, na verdade quase sempre, eu chego a ter vergonha das mulheres. As queimadoras de sutiãs também teriam. Quem não se lembra do baixíssimo episódio do carnaval, quando a mulher perdeu seu tapa-sexo no desfile, em rede nacional. Como se já não bastasse o fato dela se sujeitar a usar apenas um tapa-sexo, quando deveria estar usando no mínimo um biquini, ao perdê-lo, sequer TV vergonha o suficiente pra se esconder. Sei lá... sair correndo, chorar, desmaiar. É inacreditável que uma mulher fique nua na frente do país inteiro e nem se importe com isso. Eu acho que, por pior que uma pessoa seje, ela deve ter pelo menos amor próprio, respeito por si mesma. E ela não tinha. Ela e muitas outras.

Realmente não entra na minha cabeça como tem mulher que aceita ficar pelada em revista, em troca de dinheiro. Eu sei que é muito dinheiro, mas pra mim dinheiro nenhum vale o meu amor próprio e o meu respeito.

Também não dá pra entender que existe mulher que aceita marido safado e sem-vergonha, machista, aceita apanhar ou ser humilhada, em troca de uma vida boa, com carro na garagem e roupa de marca na gaveta. Não sei, mas eu acho que seria mais digno (e claro, mais difícil) trabalhar, ter seu próprio carro e dinheiro.

Ainda acho díficil entender como, em pleno século XXI, existem mulheres que se contentam com uma vida de dona de casa e mãe zelosa. E nada mais. Elas não tem um pingo de independência ou autonomia. Tenho amigas que se casaram e recebem ordens do marido. Assim como as coisas eram na época da minha avó.

Eu realmente admiro as mulheres que têm coragem de fazer algo por elas mesmas. Que casam e têm filhos, mas não largam o resto da vida por isso. É bom saber que ainda existem mulheres que estudam, trabalham, ocupam posições importantes. Mulheres que fazem algo pra melhorar o mundo ou o lugar onde moram, que montam ONGs, coordenam projetos sociais e educacionais. Mulheres que são notícias, mas por atitudes inteligentes e admiráveis.Mulheres que sabem que merecem uma vida que vai além das vassouras, do tanque de roupa suja e do fogão.

3 comentários:

Diegovj disse...

Realmente, devo salientar...

Hj em dia não existe nada melhor e mais sexy do que uma mulher independente.

O futuro é delas...rs.

Bjão!

Sue Ellen disse...

Na verdade, o dia das mulheres é o dia mais machista. Exalta-se o esteriotipo da mulher e não as mudanças e a luta pela qual aquelas mulheres morreram queimadas..
tornou-se um dia de comércio, um dia de vender mais flores, de fazer promoção de celulares.
Mas.. ainda assim, parabéns, né? afinal, merecemos! =)

Talita disse...

Se o dia 8 é das mulheres, todos os outros 364 dias devem ser dos homens né?! hahahaha
beijão!