24 de dezembro de 2009

Tá chegando...

Eu nunca fiz essas listas de fim de ano. Sabe, aquelas listas onde você coloca tudo que VAI fazer ou conseguir no próximo ano? Aí você enche um papel com coisas bonitas e planos perfeitos e depois fica pensando que só pelo fato deles estarem ali, escritos no papel, vão se realizar. Mas viver não é como resolver a lista de exercícios de Fonética e Fonologia (ou as listas de cáculos, para quem é da exata). Viver, meu amigo, é muito, muito mais difícil que isso!

Primeiro, porque fim de ano é sempre época de euforia. Um monte de festas, confratenizações, presentes e comida boa. Fica todo mundo feliz, animado, com aquela cara de bobo, achando que pode tudo. E aí, exagera na lista. Depois que o ano novo começa e a vida volta ao normal, a pessoa percebe que não vai ser tão fácil ir pra academia todos os dias e ficar com a barriga da jogadora de vôlei de praia. Também não vai ser possível fazer o mochilão pelo mundo, nem aprender aquelas duas línguas estrangeiras, muito menos comprar o carro zero.

Segundo, porque – felizmente – a vida é supreendente (meio clichê, mas é verdade). Você pode até fazer mil planos e lutar de verdade para que todos aqueles itens da sua lista saiam do papel. Mas aí vem a vida e te dá uma bela de uma rasteira, vira seu mundo de pernas pro ar e você vê que não vai dar, nada daquilo vai se realizar. Aquele dinheiro que ia sair, não vai sair mais. Você se vê obrigado a fazer um curso de especialização e não sobra mais tempo pra academia. Você queria aprender francês, mas seu chefe fala que, agora, você precisa se virar no espanhol.

Mas, por outro lado, muitas coisas pelas quais você nem esperava, acontecem. Coisas ruins, sim, mas coisas boas também. E não há nada melhor do que quando algo bom acontece na sua vida sem que você esteja esperando. Às vezes, uma surpresa boa acaba sendo melhor do que a realização de um sonho.

Esse ano foi assim comigo. Embora eu não tenha feito lista nenhuma, esperava que certas coisas acontecessem. E não aconteceram. E talvez nem devessem acontecer mesmo. Mas muitas surpresas surgiram no lugar disso tudo. Mudanças no trabalho que eu não esperava. Novos amigos que surgiram do nada e agora já fazem parte da minha vida. Alguns problemas, sim. Mas também muitas soluções que já me trarão mudanças nesse começo de 2010.

É por isso que, ao invés de desejar a vocês que todos seus sonhos se realizem,
desejo que 2010 seja um ano repleto de surpresas,
mudanças e
muita felicidade!

Nenhum comentário: